terça-feira, 16 de março de 2010


autismo

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“... O autismo, embora possa ser visto como umacondição médica, também deve ser encarado como um modo de ser completo,uma forma de identidade profundamente diferente ...” OLIVER SACKS
Conhecido cientificamente como DGD - Distúrbios Globais doDesenvolvimento – o autismo é uma síndrome caracterizada por alteraçõesque se manifestam, sempre, na interação social, na comunicação e nocomportamento.

Normalmentemanifesta-se por volta dos 3 anos de idade persistindo por toda a vidaadulta. Atinge principalmente o sexo masculino, na proporção de quatromeninos para cada menina. As causas ainda não foram claramenteidentificadas e várias abordagens de tratamento têm sido desenvolvidas.

Osprejuízos estão diretamente relacionados ao grau de autismo que apessoa apresenta. Algumas, apesar de autistas, apresentam inteligênciae fala intactas, outras apresentam também retardo mental, mutismo ouimportantes retardos no desenvolvimento da linguagem. Algumas parecemfechadas e distantes, outras presas a comportamentos restritos erígidos padrões de comportamento.

As pessoas com autismo têm ummodo diferente de aprender, organizar e processar as informações. Pararespeitar estas diferenças, elas precisam de ambientes estruturados eorganizados, pois normalmente os autistas têm dificuldades em mudaremsuas rotinas diárias.

Instituições educacionais bemestruturadas, com profissionais especializados, possibilitam umtratamento mais apropriado para os portadores de autismo em seusdiversos graus de comprometimento.

A medida que conseguimosestabelecer um vínculo com cada um deles, procurando proporcionar umambiente terapêutico, onde possam se sentir acolhidos, observamos umdesabrochar na forma de se relacionarem, cada um se colocando com acaracterística que lhe é peculiar.

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